Unindo Forças pela Vacinação

Sede da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, no Rio de Janeiro, parceira do Distrito 4751 na campanha pelo aumento da cobertura vacinal nacional contra a poliomielite e outras doenças
Sede da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, no Rio de Janeiro, parceira do Distrito 4751 na campanha pelo aumento da cobertura vacinal nacional contra a poliomielite e outras doenças

Rotary, Fiocruz e InterTV renovam parceria pela reconquista das altas taxas de cobertura vacinal no Brasil

Apesar dos bons resultados das campanhas de vacinação do último ano, interrompendo a tendência de queda que vinha sendo registrada no país desde 2016, o Brasil ainda tem um longo caminho para retomar os altos índices de cobertura vacinal que fizeram do nosso programa de imunização uma referência internacional.

Mobilizados por essa causa de saúde pública, numa iniciativa do Rotary Club de Nova Friburgo e InterTV RJ em seu primeiro ano, e que em seu segundo ano evoluiu para os Distritos Rotários 4751 do Rotary International, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e as demais empresas da InterTV em MG e RN, afiliada da TV Globo que cobre municípios do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Norte, uniram-se em 2022 e 2023 para divulgar uma campanha sobre a importância das vacinas. Exibidos nos intervalos comerciais, os vídeos produzidos pela Fiocruz atingiram 16 milhões de pessoas.


Veja a reportagem sobre a campanha Rotary-Fiocruz no telejornal da InterTV:
Reportagem do lançamento da campanha Rotary-Fiocruz

globoplay.globo.com/v/12823939/

 

Com o objetivo de realizar uma nova campanha no último trimestre deste ano e ampliá-la para outros distritos do Rotary e demais afiliadas da TV Globo, no dia 12 de agosto representantes do distrito 4751 (que propôs a parceria e reúne os clubes de Rotary do Espírito Santo e de parte do Rio de Janeiro) reuniram-se com a Fiocruz e a InterTV.

Formada por Ricardo Fonseca de Pinho, governador 2023-24 do distrito 4751, e pelos associados do Rotary Club de Nova Friburgo Antônio Carlos Cordeiro e Fábio Robles, a comitiva do Rotary foi recebida na Fiocruz, no Rio de Janeiro, por Margareth Catoia, chefe do Laboratório de Pesquisa em Imunização e Vigilância em Saúde do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas.

De forma remota, participaram Ricardo Uchôa Matos, diretor executivo da InterTV, e os diretores de jornalismo Cácio Xavier, Marcelo Vicioli e Rolf Danziger, além dos rotarianos Carlos Daniel, coordenador regional de Imagem Pública da Região 29, Denise Vieira, integrante do Comitê de Comunicações do Rotary International e da Fundação Rotária, Helvio Pichamone, atual governador do distrito 4751, e Eduardo Vezzani, associado do Rotary Club de Nova Friburgo.

O lançamento da campanha deste ano está previsto para 24 de outubro, Dia Mundial de Combate à Pólio. Os vídeos serão produzidos pelo Canal Saúde, criado e gerido pela Fiocruz.

Após a reunião, a comitiva do Rotary visitou outras unidades da fundação, como o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, também conhecido como Bio-Manguinhos, responsável pela produção de vacinas distribuídas no sistema de saúde brasileiro, inclusive a da poliomielite.

Parceiro fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, esforço que desde a década de 1980 reduziu o número mundial de casos em 99,9%, por meio de seus associados o Rotary já doou mais de US$ 2,1 bilhões e incontáveis horas de trabalho para combater a doença, que permanece endêmica em apenas dois países: Afeganistão e Paquistão.

O último caso de pólio no Brasil foi registrado em 1989, mas desde 2016 a cobertura vacinal contra a doença está abaixo dos 95%, meta estabelecida como segura pela Organização Mundial de Saúde para que o vírus não ameace nossa população enquanto segue ativo em outros países.
Fonte: Revista Rotary Brasil

Fotos

Localizar site dos clubes